domingo, 12 de dezembro de 2010

Estudo sobre o Natal


Pr. João Carlos

Vivemos numa época em que nossas Escolas Dominicais e Estudos Bíblicos estão cada dia mais vazios. A superficialidade marca, infelizmente, os cristãos contemporâneos. Há uns 20 anos eu ouvia a seguinte expressão: “Os crentes são os traças da Bíblia”, e hoje chegou à conclusão que colocaram uma naftalina, veneno contra traças, na vida dos crentes. O interesse pela profundidade bíblica tem dado lugar à teoria da prosperidade, pois isto interessa mais. Porém quando chegam a suas igrejas e vêem uma cruz, chegam até a sair da igreja, quando se deparam com uma coroa do advento se escandalizam por ver uma vela acesa sobre o altar de uma igreja evangélica e como se não bastasse, agora questiona-se sobre a comemoração do Natal. As árvores e o Papai Noel tem sido motivo de escândalos. Achei que daqui alguns anos pessoas estariam questionando até a páscoa. Foi quando minha esposa disse que uma igreja, que eu também conheço, já está fazendo isso. Trocou a celebração cristã da páscoa por uma festa judaica. Isso está ficando sério demais.
Voltando ao Natal, muitos têm entendido que a árvore de Natal é símbolo pagão, sendo assim não deveria ser colocada na igreja. Porém muitos estão deixando de lado o fato de réplicas da Arca da Aliança estar entrando nos templos evangélicos e tem sido objeto de adoração. Isto está certo só por que este objeto é mencionado na Bíblia? Não. As festas judaicas têm tomado o lugar de nossas comemorações cristãs. Eu não sei quanto a você querido leitor, mas eu sou cristão e não judeu.
A árvore de Natal que se encontra em nossa igreja não é para festejar espírito de Natal, pois celebramos a presença do Espírito Santo diariamente em nossas vidas, não é para venerá-la, pois veneramos somente a Jesus Cristo, o autor e consumador de nossa fé. Ela é apenas um enfeite e símbolo de Natal.
Poderia evocar uma tradição que coloca Martinho Lutero, o reformador, como autor da árvore de Natal em 1513, onde a árvore representaria a Trindade, as bolas representariam os frutos do cristianismo e a estrela, aquela que guiou os magos a Jesus. Mas não farei isto.
Segue então um estudo sobre o natal. Diante de tantas besteiras escritas por vários pastores encontrei um pastor sério e coerete
Tenham paciência.

Uma boa leitura. Clique aqui para baixar o estudo de Natal.

Feliz Natal a todos.

Pr. João Carlos.

Nenhum comentário: